Eu já fui budista, já devaneei para os lados do ateísmo, mas me fixei na região católica. Fui asceta por 2 anos, não comia carne, não bebia, não fumava e sequer ouvia música. Toda essa crença ruiu quando eu passei mal na academia, tive uma queda de pressão que me fez ver só luz branca e ficar verde. Não fosse o personal trainer, talvez o pior tivesse acontecido.

Sou contra o ego exacerbado, o auto intitulamento e, apesar de estudá-lo, não sou adepto do ocultismo. Sai do budismo simplesmente pois tive que transcender alguns dos valores, especialmente a falta de ambição. Já fiz alguns negócios, e deixei de criar outros, incluindo entre eles, o “The Book Club”. Era para ser um clube do livro, iniciado no Brasil e com ambições internacionais… Já havia o Good Reads, e eu sequer consegui o domínio, e acabei largando. Não sou também o maior dos leitores.

Mas, talvez por tédio, esteja lendo mais. Iniciei a leitura de “The Painted Word”, de Tom Wolfe, o mesmo escritor de “Fogueira das Vaidades” com um post no blog em mente. Dessa forma, iria notando as observações relevantes…

Voltando ao fascinante “The Painted Word”, o livro inicia com uma tirada genial, que é a necessidade do texto sobre a arte, para justificar a arte. A arte moderna, segundo Wolfe, não existe sem um texto a explicando. O texto deixa de existir em função da arte, para a arte existir em função dele. O livro é uma sátira aos círculos de arte no século 20 em Nova York. “A arte moderna se tornou completamente literária: as pinturas e outros trabalhos existem apenas para ilustrar o texto”, profetiza.

Tom satiriza tanto o Downtown, ou Soho e regiões adjuntas de Nova York, como o Upside, e caracteriza a “dança Apache”. Os artistas, do Downtown, vivem para frequentar e fazer um verdadeiro jogo de sedução com o Upside, das galerias e elite financeira. Nesse jogo os artistas desprezam a balbúrdia e opulência das elites, do alto de suas vidas boêmias, e aguardam o avanço do culturati, elegendo-os os artistas da vez. Como Wolfe tende muito mais a crítica as elites, o movimento de Boho Dance (1) e Consummation (2) é marcado pela seguinte frase de Andy Warhol:

“Nothing is more bourgeois than to be afraid to look bourgeois”

O livro ainda narra epopéias incríveis como o apadrinhamento de Jackson Pollock por Peggy Guggenheim, e o dia em que Pollock foi a uma de suas festas, completamente bêbado, entrou em um quarto da residência e saiu pelado, para urinar na fogueira na frente de todos. Pollock é um dos destaques do livro, pois cumpriu as 2 etapas da Apache Dance mas inicialmente não obtinha sucesso financeiro. Pessoalmente achei super interessante que ele vendia gravatas pintadas por ele mesmo em 1943, coisa que meu avô, Manabu Mabe fazia e que o levou a ser atacado por uma personagem da novela “Cobras e Lagartos”…Ela fala das gravatas e rasga sua tela. Mas, se o Pollock faz, em Nova York, ao invés de no Centro de São Paulo, é louvável, até mesmo para Tom Wolfe.

Durante a série cubista e posteriormente abstrata do livro, outro ponto alto é Picasso. Ele completou as 2 fases da dança Apache e deixou 2 de seus semelhantes para trás, André Derain e Georges Braque. Fica evidente que na opinião de Wolfe, Picasso não era artisticamente superior aos 2, mas sim, mais competente em cumprir a verdadeira dança do acasalamento que ele propôe existir no mundo das artes, em seu livro.

A partir de Picasso, Wolfe fala dos críticos e como a teoria da Arte se tornou importante depois. Steinberg viria a propor a teoria do flatness ou planicidade. Nela, as pinturas devem se incorporar a mídia, a tela, não restando um centímetro de tinta acima delas. Vigorou por muito tempo e John Jasper e Jackson Pollock foram seus expoentes. Achei muito interessante pois se assemelha a Lygia Clark, e um dos primeiros temas principais de Jasper eram as bandeiras. E olha o que eu fiz há alguns meses atrás, para a capa do meu Facebook pessoal, não é uma bandeira:

Joh Mabe – Sem Título
Jasper Johns’s ‘Flag’, Encaustic, oil and collage on fabric mounted on plywood,1954-55

Só estou ultrapassado uns 50 anos. Após o flatness, surgiu o Pop Art. Pois as pessoas não gostavam verdadeiramente da arte moderna ou abstrata, nem compravam, ou se compravam, não necessariamente gostavam. E assim que tiveram a oportunidade, foram convertidas a esse movimento, que teve como expoente, Warhol e Roy Lichtenstein. Não se enquadravam como realistas pois os quadrinhos de amor e guerra de Roy e as latas de sopa de Warhol eram símbolos lugar comum da cultura americana. A referência simbológica drenava o realismo das obras. A pop-art, alega Tom, tinha inúmeras referências literárias e, secretamente, o culturati voltava a apreciar o realismo.

Tom termina o livro com a ascensão da arte minimalista, que surgia repleta de teorização e era baseada em efeitos e ilusões de ótica.

Bridget Riley. Current (1964) 
smallcurio from Austin, TX / CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)

Cubistas, realistas e impressionistas representavam em suas telas as impressões das ilusões que enxergavam; abstracionistas modernos faziam de suas pinturas verdadeiros objetos autônomos; os minimalistas completaram o ciclo fazendo de suas obras uma peça de pura percepção.

A conclusão ao final é que o texto e a teorização passou a prevalecer na arte, daí o título do livro, A Palavra Pintada.

Uma interpretação mais moderna do que Tom Wolfe profetizou e vivenciou é representada em “The Square – A arte da discórdia”, filme de Rubem Ostlund, comédia que faz uma crítica à dicotomia entre as obras do museu de arte moderna sueco e a realidade fora dele. A arte no filme é diversas vezes retratada atrapalhando a comunicação entre os personagens. Também traz várias idéias sobre os limites que a arte e os artistas e participantes devem ter.

Por hoje é só, vale muito a pena ler os livros de Tom Wolfe, novamente, ele é mais famoso por Fogueira das Vaidades, os livros são muito bem escritos mas para quem não tem muita paciência para ler, tem o filme.

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