A I Mostra de Arte  Brincadeira de criança & ALARP ( Academia de Letras e Artes Ribeirão Preto) tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância das antigas brincadeiras infantis (ex. “pega–pega”, pic-esconde, amarelinha, cobra cega, escravo de Jó, brincar de roda, pular corda, etc.) para o desenvolvimento biopsicossocial das crianças. E alertar que o uso precoce de celulares e o abuso dos jogos digitais e das redes sociais estão mudando a forma das relações interpessoais. A comunicação e a afetividade nos lares estão diminuindo, pois, atualmente, as pessoas (crianças, adolescentes ou adultos) ficam horas de olhos fixos nos seus “brinquedos digitais”, interagindo com o mundo a sua volta de forma monossilábica.
Existe unanimidade entre médicos, educadores e psicólogos que as brincadeiras antigas desenvolvem adultos mais criativos e saudáveis, do ponto de vista social e emocional. E que elas promovem a socialização, estimulam os sentidos, a imaginação, o espírito de equipe, a competição saudável e aprendem a lidar com regras.

Sou da geração que ter pais presentes, um bichinho de estimação e amigos e amigas para brincar ao ar livre era tudo que precisava para ser feliz. Não tive uma vida de luxo, pelo contrário, mas digo, com toda certeza do meu coração, que a fase dos meus sete aos 12 anos foi a mais feliz da minha vida. Vivi momentos inesquecíveis e tenho muitas histórias para contar.

Maria José Gonçalves Oliveira


Esta Mostra está em realização no período de 28/11 a 20/12/19 no Centro Cultural Palace – Ribeirão Preto . A Curadoria é de Luciane Lima ( Ateliê L.Lima ) e Miguel Angelo. 

Click no link abaixo para assistir o vídeo q mostra os artistas  e algumas das obras que estão participando  . Inscrevam-se , tb , no canal https://youtu.be/zVwTve940cg PRESTIGIEM , pois brincadeira de criança é coisa séria ! 

https://www.instagram.com/tv/B4U8Q39Ay2c/?igshid=40601uqeizss


Respostas

  1. Luciane Lima

    Ótimo comentário, se cada camada da sociedade fizer a sua parte no sentido de promover esse assunto tão sério, podemos reverter esse quadro, e ver as crianças do futuro, mais sociáveis, saudáveis e com um desenvolvimento adequado, sem pular as fases importantes.

    1. Maria Jose Oliveira Autor do post

      Verdade Luciane e vc está contribuindo muito para reverter o “caos emocional” atual . Sua iniciativa em promover esta Mostra é um exemplo disto . Obrigada por possibilitar que os artistas de Ribeirão Preto e demais Estados deste imenso Brasil pudessem participar deste grande movimento artístico ! Bjo carinhoso Maria Jose

  2. Vera Ritter Art

    Delícia ler seu texto, temos que conscientizar os pais a devolverem a verdadeira infância as crianças,a mesma que eles tiveram. Ao ar livre e interagindo com crianças da vizinhança ou da comunidade. Pular,correr e até levar os tombos que fazem parte do desenvolvimento.