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Guia do Colecionador de Arte: Como Escolher Obras com Confiança

Guia do Colecionador de Arte: Como Escolher Obras com Confiança

Você está pronto para mergulhar no mundo cativante da arte? Como colecionador em potencial, você pode se encontrar diante de um vasto mar de opções, desde pinturas clássicas até instalações contemporâneas. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo a navegar nesse universo intrigante.

Descubra Seu Estilo

Antes de começar sua jornada como colecionador de arte, é essencial entender seus próprios gostos e preferências. Você se inclina mais para o abstrato ou o realismo? Aprecia obras vibrantes e coloridas ou prefere algo mais sutil e monocromático? Reserve um tempo para explorar diferentes estilos e movimentos artísticos. Visitas a galerias, museus e exposições são ótimas maneiras de se familiarizar com uma variedade de obras e descobrir o que ressoa com você.

Pesquise e Aprenda

Assim como qualquer outra forma de investimento, a pesquisa é fundamental ao comprar arte. Familiarize-se com os artistas que despertam seu interesse. Quem são eles? Qual é a sua história e influência? Examine o mercado de arte e fique atento às tendências. Existem também excelentes recursos online, como fóruns de discussão, blogs especializados e redes sociais, onde você pode aprender com outros entusiastas e especialistas.

Investigue a Autenticidade

Ao comprar uma obra de arte, é crucial verificar sua autenticidade e proveniência. Certifique-se de que a peça vem com documentação adequada, incluindo certificados de autenticidade e histórico de propriedade. Se possível, consulte especialistas ou instituições respeitadas para validar a autenticidade da obra. A transparência é fundamental em qualquer transação de arte.

Avalie o Potencial de Valorização

Embora o principal objetivo de colecionar arte deva ser o prazer estético, muitos também consideram o potencial de valorização das obras ao longo do tempo. Embora seja difícil prever com certeza quais obras se tornarão mais valiosas no futuro, pesquisar o histórico de vendas de um artista e sua relevância no cenário artístico pode oferecer algumas pistas.

Conecte-se com Especialistas e Colegas

Não subestime o poder da comunidade de arte. Ao se conectar com outros colecionadores, galeristas e especialistas, você pode obter insights valiosos, descobrir novas obras e expandir sua rede de contatos. Participe de eventos, palestras e grupos de discussão para mergulhar ainda mais fundo no mundo da arte.

Conclusão

Colecionar arte é uma jornada emocionante e gratificante. Ao seguir essas dicas simples, você estará bem equipado para começar sua própria coleção e desfrutar das infinitas possibilidades que o mundo da arte tem a oferecer. Lembre-se sempre de confiar em seus instintos e escolher obras que verdadeiramente o inspirem. Afinal, a arte é uma expressão única da alma humana, destinada a ser apreciada e compartilhada. Boa caça às obras de arte perfeitas para a sua coleção!

Pablo Picasso, vida e obra, trajetória, onde ver suas obras, obras mais famosas e histórias curiosas, imagens das obras

1. Introdução

Pablo Picasso é, sem dúvida, um dos artistas mais renomados e influentes do século XX. Sua vida e obra são repletas de trajetórias fascinantes que cativaram o mundo da arte. Desde sua infância em Málaga, na Espanha, até sua consagração como um dos fundadores do movimento cubista, Picasso deixou um legado duradouro nas artes visuais. Este artigo explora a vida e obra de Picasso, suas obras mais famosas, onde vê-las em exposições e alguns fatos curiosos sobre o artista. Além disso, incluímos imagens de suas obras mais emblemáticas para apreciação visual. Acompanhe para conhecer mais sobre o cativante mundo de Pablo Picasso.

2. Quem foi Pablo Picasso?

Pablo Picasso foi um renomado artista espanhol nascido em 1881 e falecido em 1973. Ele foi um dos artistas mais influentes do século XX, deixando um legado duradouro nas artes visuais. Picasso é conhecido por seu estilo versátil e inovador, explorando diversas técnicas e estilos ao longo de sua extensa carreira.

Desde cedo, Picasso mostrou um talento excepcional para as artes. Ele começou a pintar aos sete anos e rapidamente se destacou entre seus contemporâneos. Picasso foi responsável por fundar o movimento cubista juntamente com Georges Braque, revolucionando a forma como a arte era concebida.

Ao longo de sua vida, Picasso produziu uma quantidade impressionante de obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, cerâmicas, desenhos e gravuras. Suas obras mais famosas incluem “Les Demoiselles d’Avignon”, “Guernica” e “Les Meninas”.

Continue lendo para descobrir onde você pode ver suas obras e algumas histórias curiosas sobre esse excêntrico artista!

3. A trajetória de Picasso

Pablo Picasso teve uma trajetória artística singular, demonstrando talento desde cedo e alcançando grande reconhecimento ao longo de sua carreira. Ele passou por diferentes fases e estilos, experimentando e inovando constantemente.

No início de sua carreira, Picasso foi influenciado pelo período azul e rosa, retratando temas melancólicos e introspectivos. Em seguida, passou por uma fase africana, na qual explorava formas mais expressivas e primitivas. Mas foi com o movimento cubista que ele revolucionou a arte moderna, desconstruindo as formas e apresentando múltiplas perspectivas em suas obras.

Picasso foi um artista prolífico, produzindo uma vasta quantidade de obras ao longo de sua vida. Sua genialidade e originalidade fizeram dele um dos artistas mais importantes e influentes do século XX.

Descubra agora onde você pode encontrar algumas das obras mais famosas de Picasso e ainda mais histórias curiosas sobre esse artista multifacetado!

4. Onde ver suas obras

Embora as obras de Pablo Picasso estejam espalhadas por importantes museus e galerias de arte ao redor do mundo, há alguns locais específicos onde você pode apreciar suas obras mais famosas e emblemáticas.

Um dos lugares mais renomados para ver as obras de Picasso é o Museu Picasso, localizado em Barcelona, Espanha. O museu abriga uma extensa coleção de mais de 4.000 peças, incluindo pinturas, esculturas, desenhos e cerâmicas. Aqui, os visitantes podem explorar a evolução artística de Picasso, desde os primeiros anos até as suas últimas obras.

Outro lugar imperdível é o Museu Picasso, em Paris, França. Situado no pitoresco bairro de Marais, o museu é uma verdadeira homenagem ao artista. Com mais de 5.000 obras, incluindo rascunhos, pinturas e esculturas, os visitantes podem mergulhar na mente e na criatividade de Picasso.

Além desses museus, algumas das obras mais famosas de Picasso também podem ser encontradas em museus e coleções particulares ao redor do mundo. Se você está planejando uma viagem, certifique-se de incluir esses locais na sua lista de paradas obrigatórias!

No próximo tópico, vamos explorar algumas das obras mais famosas de Picasso e suas histórias por trás delas. Fique atento!

5. As obras mais famosas de Picasso

Picasso é conhecido por suas obras revolucionárias e icônicas que marcaram a história da arte. Nesta seção, vamos explorar algumas de suas obras mais famosas e as histórias por trás delas.

1. “Les Demoiselles d’Avignon” (1907) – Esta é uma das pinturas mais famosas de Picasso e um dos primeiros exemplos do movimento cubista. Ela retrata cinco prostitutas em um bordel em Barcelona, ​​e sua composição inovadora chocou o mundo da arte na época.

2. “Guernica” (1937) – Talvez a obra mais famosa de Picasso, “Guernica” é uma resposta aos horrores da Guerra Civil Espanhola. A pintura mostra o bombardeio da cidade basca de Guernica e sua devastação, simbolizando a crueldade da guerra e os sofrimentos humanos.

3. “A Mulher que Chora” (1937) – Esta pintura é uma expressão poderosa da dor e do sofrimento humano. Picasso retratou uma mulher chorando com o corpo distorcido e angustiado, tornando-a um símbolo duradouro de tristeza e angústia.

4. “Les Noces de Pierrette” (1905) – Essa obra-prima retrata uma garota em meio ao luto. A pintura é um exemplo brilhante do estilo azul de Picasso, caracterizado por uma paleta de cores frias e melancólicas.

Essas são apenas algumas das obras mais famosas de Picasso, cada uma com sua própria história intrigante e impactante. Fique ligado para descobrir mais sobre essas obras e suas curiosidades!

6. Histórias curiosas sobre Picasso

Além das suas obras icônicas, a vida de Picasso também é repleta de histórias curiosas que adicionam um elemento de fascínio à sua trajetória artística. Uma dessas histórias envolve a pintura “Les Demoiselles d’Avignon”. Quando Picasso mostrou a obra para seus amigos, um deles chamou-a de “coisa terrorista”. Apesar dessa reação inicial negativa, a pintura acabou se tornando uma das mais importantes da história da arte.

Outra história interessante é sobre a pintura “Guernica”. Durante a Segunda Guerra Mundial, Picasso foi abordado por um oficial nazista que, ao ver uma foto da pintura, perguntou: “Você fez isso?”, ao que Picasso respondeu: “Não, você”. Essa resposta demonstra a mensagem poderosa e política por trás da obra.

Essas são apenas duas das inúmeras histórias curiosas que cercam a vida e a obra de Picasso. Fique atento para aprender mais sobre essas intrigantes narrativas e para descobrir onde você pode ver suas obras em exposições e museus ao redor do mundo.

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Melhores locais para ver arte em São Paulo

1. Introdução

São Paulo, Brasil, é reconhecida internacionalmente por seu vibrante cenário artístico e cultural. Com uma infinidade de museus e galerias, a cidade oferece uma infinidade de oportunidades para mergulhar em obras de arte requintadas. Quer você seja um entusiasta da arte ou simplesmente queira explorar a rica herança cultural de São Paulo, este artigo destaca os melhores museus e galerias públicas para visitar. De instituições renomadas a joias escondidas, descubra os principais locais para ver arte em São Paulo abertos ao público.

2. A importância dos museus e galerias de arte em São Paulo

A importância dos museus e galerias de arte em São Paulo

Os museus e galerias de arte desempenham um papel fundamental na vida cultural e artística de São Paulo. Além de fornecerem um espaço para admirar obras de artistas renomados, eles também desempenham um papel crucial na preservação e divulgação da história e cultura da cidade.

Essas instituições oferecem uma oportunidade única para os visitantes explorarem diferentes períodos artísticos, desde o clássico até o contemporâneo. Além disso, os museus e galerias de arte em São Paulo também servem como plataformas para exposições temporárias e eventos, trazendo novas perspectivas e tendências para o público.

Ao promover e valorizar a arte, esses locais contribuem para o desenvolvimento cultural e educacional da cidade, incentivando a criatividade e o diálogo entre artistas e espectadores. Portanto, ao visitar os melhores museus e galerias em São Paulo, você está imerso em uma experiência enriquecedora que vai além da mera apreciação estética.

3. As melhores opções de museus públicos e galerias em São Paulo

São Paulo é uma cidade rica em opções quando se trata de museus públicos e galerias de arte abertos ao público. Aqui estão algumas das melhores opções para quem deseja admirar e se inspirar com obras de arte de renomados artistas:

– Museu de Arte de São Paulo (MASP): Reconhecido internacionalmente, o MASP abriga uma vasta coleção de arte europeia, brasileira, africana e asiática. Além das exposições permanentes, o museu também oferece mostras temporárias e eventos culturais.

– Pinacoteca de São Paulo: Localizada no histórico prédio da Estação da Luz, a Pinacoteca é um dos museus mais antigos da cidade. Seu acervo conta com mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas e fotografias de artistas brasileiros e estrangeiros.

– Instituto Tomie Ohtake: Fundado para homenagear a artista japonesa Tomie Ohtake, o instituto promove exposições de arte contemporânea, arquitetura, design e cultura brasileira, além de oferecer cursos e workshops.

Esses são apenas alguns dos incríveis museus e galerias de arte que São Paulo tem a oferecer. Se você está em busca de uma experiência cultural única, não deixe de visitar esses locais e descobrir o incrível mundo da arte em São Paulo.

4. Experiências únicas em cada local

Cada um dos museus e galerias mencionados anteriormente oferece uma experiência única para os visitantes. Ao explorar o Museu de Arte de São Paulo (MASP), por exemplo, você terá a oportunidade de admirar obras-primas de grandes mestres da pintura europeia, como Van Gogh, Monet e Picasso, além de se encantar com a arquitetura icônica do edifício.

Já na Pinacoteca de São Paulo, além de apreciar a vasta coleção de arte brasileira e estrangeira, você poderá vivenciar o charme histórico da Estação da Luz, onde o museu está localizado. A combinação de arte e história faz desse local uma experiência enriquecedora.

No Instituto Tomie Ohtake, você terá a chance de mergulhar no emocionante mundo da arte contemporânea brasileira. As exposições inovadoras e multifacetadas apresentadas neste instituto são uma oportunidade única de conhecer novas tendências artísticas e se inspirar com a criatividade dos artistas modernos.

Ao visitar esses locais em São Paulo, você terá a certeza de vivenciar experiências únicas, mergulhando no mundo da arte e da cultura. Cada museu e galeria oferece uma oportunidade de aprendizado e enriquecimento pessoal, deixando uma marca duradoura em sua jornada.

5. Dicas para visitar os museus e galerias abertos ao público

Para aproveitar ao máximo sua visita aos museus e galerias de arte em São Paulo, aqui estão algumas dicas valiosas:

1. Planeje seu itinerário: Com tantas opções, é importante definir quais museus e galerias você deseja visitar. Verifique os horários de funcionamento e se há exposições temporárias que possam interessar.

2. Aproveite as visitas guiadas: Muitos museus oferecem visitas guiadas gratuitas ou por um custo adicional. Essas visitas podem fornecer informações detalhadas sobre as obras de arte, a história do local e curiosidades interessantes.

3. Verifique as políticas de fotografia: Algumas instituições permitem fotografar as obras de arte, desde que sem flash e para uso pessoal. No entanto, outras podem ter restrições. Certifique-se de verificar as políticas de cada museu antes de fotografar.

4. Reserve tempo suficiente: Os museus e galerias de São Paulo geralmente são grandes e repletos de obras importantes. Reserve tempo suficiente para explorar todas as exposições e apreciar cada detalhe.

5. Esteja aberto para descobertas: Embora seja bom ter uma lista de obras de arte que você deseja ver, também esteja aberto para descobrir novos artistas e estilos. Às vezes, as maiores surpresas vêm de lugares inesperados.

Seguindo essas dicas, você estará pronto para desfrutar ao máximo da sua visita aos museus e galerias de arte em São Paulo. Aproveite a riqueza cultural que a cidade tem a oferecer e permita que a arte inspire e enriqueça sua vida.

6. Reconhecimento internacional da cena artística em São Paulo

A cena artística de São Paulo é reconhecida internacionalmente pela sua diversidade, qualidade e inovação. A cidade abriga uma série de museus e galerias que são considerados referências no mundo da arte contemporânea.

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) é um dos museus mais famosos da cidade e conta com uma vasta coleção de arte ocidental, desde a antiguidade até os dias atuais. Sua icônica arquitetura suspensa é um atrativo à parte.

Outra instituição de destaque é o Instituto Tomie Ohtake, que abriga exposições de artistas nacionais e internacionais, além de promover eventos e debates sobre arte contemporânea.

Além disso, São Paulo é conhecida por sua vibrante cena de arte de rua, onde artistas locais e internacionais transformam os muros da cidade em verdadeiras galerias a céu aberto.

Visitar esses locais é uma oportunidade única para conhecer e se inspirar com o talento dos artistas brasileiros e estrangeiros que contribuem para a cena artística de São Paulo.

7. Conclusão e convite para explorar a arte em São Paulo

Para os amantes da arte, São Paulo é um verdadeiro paraíso. Ao longo deste blog, apresentamos alguns dos melhores museus e galerias da cidade, que são reconhecidos internacionalmente pela qualidade e diversidade de suas coleções. O MASP, com sua arquitetura icônica e vasta coleção de arte ocidental, e o Instituto Tomie Ohtake, que promove exposições e debates sobre arte contemporânea, são apenas alguns exemplos desses locais imperdíveis.

No entanto, a cena artística de São Paulo vai muito além desses espaços. A cidade é conhecida por suas galerias de arte independentes, suas exposições temporárias e, é claro, sua arte de rua vibrante. Convidamos você a explorar e descobrir ainda mais sobre a arte em São Paulo, seja visitando os museus e galerias mencionados neste blog, ou simplesmente caminhando pelas ruas e apreciando as obras de arte que enfeitam a cidade. Com certeza, você encontrará inspiração e descobrirá novos talentos nessa metrópole cultural.

MICHELANGELO, le plus grand génie de la contrefaçon de l'histoire de l'art

par Arthur Blade

Milhares de pessoas passeiam pelo Parque do Ibirapuera em São Paulo todos os dias, milhares vão fazer exercícios, levar seus cachorros, levar seus filhos, e muitas vezes nem notam a escultura da foto abaixo. Trata-se de uma cópia em bronze do grupo escultórico Laocoonte que está no Museu Pio-Clementino, no Vaticano, e que foi feita pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. A estátua está lá desde 1954, quando o parque foi inaugurado.

Pois bem, pessoas passeiam pelo Ibirapuera, muitas até tiram selfies com o Laocoonte se dilacerando de dor, mas a imensa maioria nem faz ideia da grande aventura épica que está por trás desta escultura.

No princípio.

Caio Plínio Segundo (23 – 79), conhecido também como Plínio, o Velho, foi um naturalista romano. Ele é conhecido por ter escrito um grande tratado em 37 volumes chamado: História Natural. Nesta obra ele revela um elevadíssimo grau enciclopédico de conhecimento tratando das mais variadas ciências e artes até então em desenvolvimento. Em uma de suas passagens, no volume 36, ele relata:

“…É o caso do grupo Laocoonte, por exemplo, no palácio do imperador Tito, obra que pode ser considerada preferível a qualquer outra produção da arte da pintura ou da estatuária [de bronze]. É esculpido a partir de um único bloco, tanto a figura principal como as crianças, e as serpentes com suas maravilhosas dobras. Este grupo foi feito em conjunto por três artistas dos mais eminentes, Agesandro, Polidoro e Atenodoro, nativos de Rodes.”

Esta referência era tudo que os estudiosos e artistas da época de Michelangelo dispunham acerca desta estátua. Plínio não relata a época em que foi feita nem tampouco quem a encomendou. Por cerca de 1400 anos o nome Laocoonte ,vinculado ao grupo escultórico, simplesmente desapareceu da história, até que…

1506 – o ano da descoberta de um ícone

No dia 14 de janeiro de 1506, o romano Felice de Fredi, proprietário de um vinhedo próximo das antigas Termas de Tito, ao escavar suas terras para plantio, encontra uma estátua. Nessa época, o auge do Renascimento, a escultura clássica era enormementevalorizada, Felice imediatamente manda chamar Giuliano de Sangallo, arquiteto do Papa Júlio II e principal autoridade em se tratando de antiguidades e sua autenticidade.

É nesse momento que ocorre uma das grandes coincidências da história, quando Giuliano é avisado, em pleno almoço, adivinhem quem estava em sua companhia? Sim, Michelangelo era seu convidado para o almoço daquele dia. Eles então partem em direção ao local da descoberta. Junto deles estava o filho de 11 anos de Giuliano, Francesco da Sangallo, que se tornaria escultor e, sessenta anos depois, iria narrar o evento:

“… Então ele partiu imediatamente. Visto que Michelangelo Buonarroti sempre podia ser encontrado em nossa casa, pois fora contratado para o túmulo do Papa Júlio II, meu pai quis que ele também fosse. Juntei-me ao meu pai e lá fomos nós. Eu desci até onde as estátuas estavam quando imediatamente meu pai disse:“Esse é o Laocoonte, que Plínio menciona.”

No terreno que foi então largamente escavado, encontraram várias partes do conjunto escultórico, as quais podem ser vistas na foto abaixo:

O Papa Júlio II, um classicista apaixonado.

O valor de uma autêntica antiguidade era altíssimo. O Papa Júlio II, grande admirador da cultura clássica, imediatamente a comprou pela quantia de 4.140 ducados, Felice de Fredi ainda recebeu uma pensão vitalícia de 600 ducados por ano e, ao morrer, em sua lápide é mencionada sua descoberta.

Uma estátua enigmática como uma esfinge.

Como se pode ver, algumas partes estavam faltando. O próprio braço direito de Laocoonte estava ausente, além da mão de um dos filhos e do braço direito do outro, bem como algumas partes das cobras.

Na época, os artistas e demais autoridades debateram sobre como seriam as partes faltantes para se fazer uma reconstituição. Michelangelo sugeriu que o braço direito de Laocoonte estaria virado para trás. Já a imensa maioria, entre eles o próprio Rafael, acreditava que o braço estaria esticado em sinal de grande heroísmo. Em 1510, Bramante, arquiteto do Papa, organiza uma votação entre os principais artistas para decidir se o braço direito está estendido ou inclinado para trás. O primeiro vence e uma cópia é assim feita restabelecendo-se aquelas que seriam as partes faltantes. A gravuraabaixo, de Marco Dente, de cerca de 1515-27, reflete o conjunto sem os acréscimos.

Já nesta outra gravura de Nicolas Béatrizet, de cerca de 1535- 65, constam os acréscimos que se acreditavam existir na obra original, ou que, pelo menos, se aproximavam daquilo que seria a obra primeira:

O impossível acontece

Em 1906 acontece algo que seria absolutamente impossível. Algo que qualquer um, com o mínimo senso de probabilidade, diria ser mais difícil do que ganhar na loteria. Pois bem, em 1906, o arqueólogo e negociante de arte, Ludwig Pollack, entra para a História da Arte como aquele que encontrou o braço direito de Laocoonte. Ele achou o fragmento de braço no terreno de uma construtora perto de onde foram encontradas as partes principais da obra.

Não há detalhes sobre como ele achou esta parte da estátua, o fato que se agrega às improbabilidades é Pollack ter percebido que poderia ser o braço de Laocoonte, numa época em que este assunto estava mais que encerrado. Ou seja, 400 anos após a descoberta do grupo principal, o braço é achado. Mas precisava de análise, ele então doou ao Vaticano para que fosse restabelecido o estudo.

Quatrocentos anos se passaram. 1506 – 1906

Nesses 400 anos, a escultura já havia passado por uma verdadeira saga, já sofrera algumas restaurações, por conta das invasões napoleônicas foi levada para o Louvre como espólio do saque, depois, com a perda da Batalha de Waterloo, voltou para a Itália e, no começo do Séc. XX, estava apresentava-se restaurada e com as partes faltantes acrescentadas à obra original. Então não bastava apenas colocar o braço de Pollack ao lado da escultura original, para ver se era mesmo o braço direito de Laocoonte.

E lá se vão mais 50 anos

Foi somente em 1957 que a direção dos Museus do Vaticano decidiu agregar o braço ao tronco de Laocoonte. Na próxima foto pode-se ver que se encaixam perfeitamente e que a conservação do braço sofreu a ação dos 400 anos que o separaram da obra a que pertencia.

E é por isso que a réplica do Parque do Ibirapuera está com o braço estendido, porque foi feita antes de 1957. E foi somente na década de 1980 que as partes adicionadas foram totalmente removidas e assim a estátua ficou como está agora, só com as partes originais:

A grande dúvida

Nas entrelinhas das biografias de Michelangelo, há quem sustente que foi ele que esculpiu o conjunto escultórico Laocoonte, e que, com seu amigo, Felice de Fredi, combinou de o enterrar, fazer passar a obra por antiguidade, e assim, obter uma grande soma com a venda ao Papa Júlio II que, com certeza, a compraria.

As coincidências não são poucas nem pequenas. Michelangelo estava almoçando com Giuliano da Sangallo quando a notícia da descoberta da escultura apareceu e ele pode ser um dos primeiros a chegar ao local. Depois, quando todos os maiores artistas da época achavam que o braço não encontrado estaria estendido, Michelangelo se levanta e diz que estaria virado para trás, e 450 anos depois percebemos que estava certíssimo.

O Cupido Adormecido

Um outro fato corrobora essa hipótese. Há uma pequena estátua de Cupido Adormecido, que hoje está perdida, esculpida por Michelangelo em 1496, só que ele a envelheceu para passar por antiguidade e a vendeu a um traficante de arte que, por sua vez, vendeu ao Cardeal Riario de San Giorgio. Quando a fraude foi descoberta, o Cardeal não só quis continuar com a estátua como convidou Michelangelo para ir a Roma, onde teria suas primeiras encomendas daquelas que seriam grandes obras-primas da humanidade. Ele estava com 21 anos e essa pequena falsificação, esse fazer uma estátua se passar por antiguidade utilizando-se de artifícios como enterrar para dar aparência de envelhecida, tratar com pequenos arranhões, produzir pequenas partes quebradas, pode ter feito toda a diferença para ele se projetar no universo artístico da época.

A minha própria versão

Laocoonte por Arthur Blade

Michelangelo, por volta de 1506, já era considerado “il divino” por esculturas como Baco, Pietá e David, sua fama já era notória, nãoprecisaria de dinheiro para se manter, nem muito menos, se tivesseesculpido ele mesmo o grupo Laocoonte, deixaria de mostrar seutalento falando a todos que foi o autor.

Então o que pode ter acontecido?

E é aqui que entra minha própria versão da história.

Michelangelo conhecia a descrição do grupo escultórico Laocoontefeita por Plínio, com certeza teria ficado com isso em mente e logo começaria a conceber como teria sido esta estátua. Michelangelo então, em segredo, começa a esculpir aquela que seria sua primeira composição com três personagens, um verdadeiro virtuosismo em um único bloco de mármore.

No entanto, algo inevitável acontece, quando a obra está terminada, quando está nos pormenores de polir as partes da estátua, uma minúscula fissura no mármore e… e uma parte da obra acidentalmente se quebra. Isso o destrói completamente, jamais ficaria com uma obra que, mesmo bem remendada, não o satisfaria pessoalmente. Ele também sabia que seus inimigos iriam se valer desse detalhe para o caluniar. Além disso, já não seria mais uma estátua concebida em um único bloco de mármore como Plínio tanto enfatizou. Tudo estava acabado.

Ele então elabora um plano audacioso com seu amigo Felice de Fredi, pede para ele quebrar a estátua em algumas partes (Michelangelo jamais conseguiria quebrar ele mesmo uma obra-prima da humanidade), depois desaparecem com algumas pequenas partes, fazem alguns arranhões, envelhecem da melhor maneira possível e enterram no vinhedo de Felice. A continuação da história já sabemos.

A verdade ainda está por ser desenterrada.

A posição dos críticos ainda é controversa, alguns ainda creem que Laocoonte é a estátua grega original com datação incerta; outros dizem ser uma cópia de uma estátua grega em bronze do séc.II a.C. que não chegou até nós; há também quem diga que não se trata de um único bloco de mármore, enfim, a verdade permanecerá pra sempre enterrada.

Michelangelo, o maior gênio falsificador da História da Arte

A minha versão é absolutamente plausível, mármore é um material que se quebra facilmente, Michelangelo, com seu temperamento forte, pode muito bem ter seguido os passos que mencionei.

E se isso realmente aconteceu, Michelangelo nos presenteou com obras-primas geniais como a Pietá, David, o teto da Capela Sistina, o Afresco do Juízo Final, o Moisés e… aquela que é a obraprima máxima da estatuária grega, o conjunto escultórico do Laocoonte. E do alto de toda sua genialidade, Michelangelo sorri por ter convencido a todos que Laocoonte é uma estátua grega, ele se igualou até mesmo aos gregos.

Michelangelo, o maior gênio falsificador da História da Arte.

PorArthur Blade

Le mot peint, le culturati et la danse Apache

J'étais bouddhiste, j'errais déjà vers l'athéisme, mais je me suis installé dans la région catholique. J'ai été ascétique pendant 2 ans, je n'ai pas mangé de viande, je n'ai pas bu, je n'ai pas fumé et je n'ai même pas écouté de musique. Toute cette croyance s'est effondrée quand je suis tombée malade au gymnase, j'ai eu une chute de pression qui m'a fait voir seulement la lumière blanche et devenir verte. Sans l'entraîneur personnel, le pire serait peut-être arrivé.

Je suis contre l'ego exacerbé, l'auto-titre et, malgré son étude, je ne suis pas fan de l'occultisme. J'ai quitté le bouddhisme simplement parce que je devais transcender certaines valeurs, en particulier le manque d'ambition. J'ai fait des affaires et j'ai arrêté d'en créer d'autres, dont «The Book Club». C'était censé être un club de lecture, commencé au Brésil et avec des ambitions internationales ... Il y avait déjà de bonnes lectures, et je n'ai même pas obtenu le domaine, et j'ai fini par quitter. Je ne suis pas non plus le plus grand lecteur.

Mais, peut-être par ennui, vous lisez plus. J'ai commencé à lire "The Painted Word", de Tom Wolfe, le même auteur de "Bonfire of the Vanities" avec un article de blog en tête. De cette façon, je remarquerais les observations pertinentes ...

Revenant au fascinant «Le mot peint», le livre commence par une tirade de génie, qui est le besoin d'un texte sur l'art, pour justifier l'art. L'art moderne, selon Wolfe, n'existe pas sans un texte qui l'explique. Le texte cesse d'exister à cause de l'art, pour que l'art existe à cause de lui. Le livre est une satire sur les cercles artistiques du XXe siècle à New York. «L'art moderne est devenu complètement littéraire: les peintures et autres œuvres n'existent que pour illustrer le texte», prophétise-t-il.

Tom se moque du centre-ville, de Soho et des régions adjacentes de New York, comme Upside, et caractérise la «danse Apache». Les artistes du centre-ville vivent pour traîner et jouer à un véritable jeu de séduction avec Upside, les galeries et l'élite financière. Dans ce jeu, les artistes méprisent le brouhaha et l'opulence des élites, du haut de leur vie bohème, et attendent l'avancée de la culturati, en choisissant les artistes de l'époque. Comme Wolfe a davantage tendance à critiquer les élites, le mouvement des Danse Boho (1 et Accomplissement (2) est marqué par la phrase suivante d'Andy Warhol:

«Rien n'est plus bourgeois que d'avoir peur de paraître bourgeois»

Le livre raconte également d'incroyables épopées telles que le parrainage de Jackson Pollock par Peggy Guggenheim, et le jour où Pollock est allé à l'une de ses soirées, complètement ivre, est entré dans une pièce de la résidence et laissé nu, pour uriner devant le feu devant tout le monde. . Pollock est l'un des points forts du livre, car il a rempli les 2 étapes d'Apache Dance mais n'a pas eu de succès financier au départ. Personnellement, j'ai trouvé super intéressant qu'il vende des cravates peintes par lui-même en 1943, que mon grand-père, Manabu Mabe et cela l'a conduit à être attaqué par un personnage du feuilleton «Cobras e Lagartos»… Elle parle de liens et déchire sa toile. Mais si Pollock le fait à New York, au lieu du centre-ville de São Paulo, c'est louable, même pour Tom Wolfe.

Pendant la série cubiste et plus tard abstraite du livre, un autre point culminant est Picasso. Il a terminé les 2 phases de la danse Apache et a laissé 2 de ses pairs derrière, André Derain et Georges Braque. Il est évident que de l'avis de Wolfe, Picasso n'était pas artistiquement supérieur à 2, mais plutôt plus compétent pour exécuter la véritable danse d'accouplement qu'il propose d'exister dans le monde des arts, dans son livre.

À partir de Picasso, Wolfe parle des critiques et de l'importance de la théorie de l'art par la suite. Steinberg proposerait plus tard la théorie de platitude ou planéité. Dans celui-ci, les peintures doivent être incorporées dans le support, la toile, sans aucun centimètre d'encre restant au-dessus d'elles. Il était en vigueur depuis longtemps et John Jasper et Jackson Pollock en étaient les représentants. Je l'ai trouvé très intéressant car il ressemble à Lygia Clark, et l'un des premiers thèmes principaux de Jasper était les drapeaux. Et regardez ce que j'ai fait il y a quelques mois, pour la couverture de mon Facebook personnel, ce n'est pas un drapeau:

Joh Mabe - Sans titre
`` Drapeau '' de Jasper Johns, encaustique, huile et collage sur tissu monté sur contreplaqué, 1954-55

J'ai seulement plus de 50 ans. Après la planéité, le Pop Art est apparu. Parce que les gens n'aimaient pas vraiment l'art moderne ou abstrait, qu'ils n'achetaient pas, ou s'ils achetaient, ils ne l'aimaient pas forcément. Et dès qu'ils en ont eu l'opportunité, ils ont été convertis à ce mouvement, dont l'exposant était Warhol et Roy Lichtenstein. Ils n'étaient pas aussi réalistes parce que les bandes dessinées d'amour et de guerre de Roy et les boîtes de soupe de Warhol étaient des symboles courants de la culture américaine. La référence symbolique a vidé le réalisme des œuvres. Le pop-art, affirme Tom, avait de nombreuses références littéraires et, secrètement, le culturati il est revenu pour apprécier le réalisme.

Tom termine le livre avec l'essor de l'art minimaliste, qui semblait plein de théorisation et était basé sur des effets et des illusions d'optique.

Bridget Riley. Current (1964) smallcurio from Austin, TX / CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)

Cubistes, réalistes et impressionnistes représentaient sur leurs écrans les impressions des illusions qu'ils voyaient; les abstractionistes modernes ont fait de leurs peintures des objets véritablement autonomes; les minimalistes ont complété le cycle en faisant de leurs œuvres un morceau de pure perception.

La conclusion à la fin est que le texte et la théorisation ont prévalu dans l'art, d'où le titre du livre, The Painted Word.

Une interprétation plus moderne de ce que Tom Wolfe a prophétisé et vécu est représentée dans "La Place - L'art de la discorde"film Rubem Ostlund, une comédie qui critique la dichotomie entre les œuvres du musée d'art moderne suédois et la réalité extérieure. L'art du film est représenté plusieurs fois, ce qui empêche la communication entre les personnages. Il apporte également plusieurs idées sur les limites que doivent avoir l'art, les artistes et les participants.

C’est tout pour aujourd'hui, les livres de Tom Wolfe valent la peine d'être lus, encore une fois, il est plus célèbre pour Vanity Bonfire, les livres sont très bien écrits mais pour ceux qui n'ont pas beaucoup de patience à lire, il y a le film.

Références culturelles aux pandémies

La peste bubonique, qui s'est produite principalement en Europe au Moyen Âge, et a duré jusqu'au 19e siècle, a beaucoup influencé la société. Il a précédé la Renaissance et a des références à la fois dans Comédie divine, par Dante, comme Décaméronpar Giovanni Bocaccio. Mais, peut-être le plus grand impact a été sur la religion, qui a subi un net déclin, car les gens ne pouvaient pas être sauvés par l'Église et interprété la peste comme un châtiment divin.

Actuellement, avec Covid-19, de la manière douce qu'il atteint le Brésil, pour l'instant, 11 mille cas jusqu'à aujourd'hui, beaucoup l'interprètent comme un cadeau, en ce sens que Dieu nous guiderait pour valoriser la vie de famille, la nature, ou peut-être nous punir pour les directions matérialistes, égoïstes et insensibles que la société a prises. Ou même pour la libidinosité qui prédomine dans notre société, la banalisation totale des relations interpersonnelles.

Mais depuis que le virus est apparu, j'ai suivi et essayé de me souvenir de certaines références cinématographiques. Quelque chose avait déjà montré à quel point un virus serait catastrophique, et ce n'était pas un cadeau ...

Dans 12 singes, Bruce Willis est envoyé du futur pour chercher des informations sur la guérison d'un virus qui a éteint la population humaine en 1996. Contagion, de Steven Soderbergh est l'un des films les plus regardés après Covid-19, mais il a été inspiré par SRAS.

Ce n'était pas encore ce que je cherchais, il y avait une autre référence que j'oublierais ... Tom Hanks et sa femme ont attrapé le virus en Australie et je me suis souvenu que l'un des films du Dr Robert Langdon traitait peut-être d'un fléau biologique. Oui, dans Enfer, D'après le livre de Dan Brown, un milliardaire excentrique implique le contrôle de la population et décide de créer un virus dans un laboratoire. Il appartient à Langdon d'empêcher l'utilisation d'armes biologiques dans le monde. Le film commence à Florence, en Italie, l'un des endroits les plus touchés par l'épidémie actuelle.

Les références à l'Enfer de Dante sont très présentes dans le film et la différence est qu'en réalité, le virus ne semble pas avoir été l'œuvre d'humains, mais plutôt un accident sur un marché chinois.

L'objectif principal de ce texte est d'indiquer quelques options culturelles pour ceux qui sont à la maison en quarantaine, et d'apporter cette indication du film Inferno, et du livre, bien sûr. J'ai beaucoup lu sur Covid-19 et je n'ai vu personne parler de ce film.

Aussi, avec ces indications, donnez à chacun la possibilité de remettre en question l'origine du virus. Parce que, dans le film, il est dit que les gouvernements seraient toujours intéressés par les armes biologiques. Et pourquoi pas, un milliardaire excentrique? Rappelant qu '«un homme sage conditionne ses croyances à l'évidence», comme l'a dit David Hume

Eh bien, j'espère que cela vous plaira, et si vous prenez soin de vous, le virus est dangereux pour nous tous et nous devons suivre les recommandations de soins et d'hygiène qui nous sont transmises.

I Child Play Stage 2 en partenariat avec l'Académie des Arts et des Lettres Ribeirão Preto

AI Art Exhibition Child's Play & ALARP (Academia de Letras e Artes Ribeirão Preto) vise à sensibiliser la société à l'importance des jeux pour enfants âgés (ex. Travail, jeu de roue, corde à sauter, etc.) pour le développement biopsychosocial des enfants. Et avertissez que l'utilisation précoce des téléphones portables et l'abus des jeux numériques et des réseaux sociaux modifient la forme des relations interpersonnelles. La communication et l'affection à la maison diminuent, car les gens (enfants, adolescents ou adultes) regardent actuellement leurs «jouets numériques» pendant des heures, interagissant avec le monde qui les entoure de manière monosyllabique.Les médecins, les éducateurs et les psychologues sont unanimes pour dire que les anciens jeux développent des adultes plus créatifs et en bonne santé, d'un point de vue social et émotionnel. Et qu'ils favorisent la socialisation, stimulent les sens, l'imagination, l'esprit d'équipe, une saine compétition et apprennent à gérer les règles.

Je suis de la génération où avoir des parents présents, un animal de compagnie et des amis pour jouer à l'extérieur était tout ce dont j'avais besoin pour être heureux. Je n'ai pas eu une vie de luxe, au contraire, mais je dis, avec toute la certitude de mon cœur, que la phase de mes sept à douze ans a été la plus heureuse de ma vie. J'ai vécu des moments inoubliables et j'ai beaucoup d'histoires à raconter.

Maria José Gonçalves Oliveira

Cette exposition se tient du 28/11 au 20/12/19 au Centro Cultural Palace - Ribeirão Preto. La curatelle est assurée par Luciane Lima (Ateliê L.Lima) et Miguel Angelo. 

Cliquez sur le lien ci-dessous pour visionner la vidéo q montre les artistes et certaines des œuvres qui participent  . Abonnez-vous également à la chaîne https://youtu.be/zVwTve940cg PRESTIGIEM, car le jeu d'enfant est une chose sérieuse! 

https://www.instagram.com/tv/B4U8Q39Ay2c/?igshid=40601uqeizss

PARIS Salon International D'Art Contemporain Carrousel du Louvre du 18 au 20/10/19

Paris, une ville si spéciale pour l'art, le rêve de tout artiste. L'exposition intitulée Salon International D'Art Contemporain Carrousel du Louvre se tient dans une luxueuse galerie commerciale située dans le célèbre musée du Louvre. Dans cet espace, il y a des expositions avec des œuvres de peinture, de photographie et d'autres formes d'expression artistique contemporaine, permettant l'échange d'expériences entre des artistes exposants de différentes parties du monde. Pour cette exposition internationale, j'ai peint le tableau «Praia das Moças em Buzios» - AST - dimensions: 50 x 70 cm, le même étant attribué dans la modalité Créativité. 

 

Joker (ou Joker) est de l'art

On attend de moi que je donne ici mon opinion politique. Pour diverses raisons ... Une plateforme artistique qui promeut, en plus de vos œuvres, des contenus écrits sur l'art. J'ai tout préparé, mais je ne l'ai pas publié.

En attendant, j'étais fasciné par le nouveau film Joker. Au point d'aller le regarder, seul, vendredi. Et pourquoi ne pas parler d'un nouveau film, s'il s'agit d'une plateforme artistique? Tout le monde veut parler du Joker. Dans l'agrégateur de critiques que je suis, le score moyen parmi les critiques professionnels est de 56 pour le moment, et parmi les téléspectateurs, il est de 92.

Je n'ai pas regardé beaucoup de films. Après le Joker j'ai emballé Mystère en Méditerranée et j'ai compris pourquoi je n'en ai pas vu beaucoup ces dernières années. Mais revenons au Joker.

Si mr. ou mrs. n'a pas regardé le film, il vaut mieux arrêter de lire ici. Je me réserve le droit de révéler des spoilers, ou des parties des films, uniquement à ceux qui les ont regardés.

Joker, à mon avis, est un très bon film. De plusieurs façons. Moi, seul au cinéma, j'étais coincé et ému depuis le début. Rares étaient les moments où tout type d'art suscitait autant d'émotion. Peut-être à cause de l'histoire du personnage, qui comprend également Heath Ledger, qui s'est suicidé. Peut-être à cause de l'éclat du film, maintenant élagué par les médias et les critiques professionnels.

J'ai beaucoup recherché tout le matériel avant d'aller le regarder. Il savait même qu'il pouvait y avoir une attaque en regardant. Et c'était un peu tendu, oui ... Mais non, l'humanité est plus intelligente que ça. C'est même la devise du film. Je n'obéirai plus à la classe dirigeante, aux médias ou à l'agenda. Une tentative de débuts avec Joker, c'est peut-être ce que les gens au pouvoir attendent de nous, des fourmis ou de simples mortels.

Outre l'émotion, qu'est-ce qu'il y a de si beau dans le film? Eh bien, la scène du métro est quelque chose qui nous fait penser à la photographie de cinéma. Ici, je dis, avant de regarder les autres candidats aux Oscars, que si Joker ne remporte pas l'Oscar de la photographie, il y a quelque chose qui cloche à Hollywood.

Le cinéma est fait de clichés, pour nous identifier aux personnages. Le Joker accomplit une telle tâche si magistralement que la plupart d'entre nous ne s'en souviennent que pendant des jours après l'avoir regardée.

Photo d'actualité Splash

Bien, mais le film n'est pas parfait. Qu'est-ce qui est mauvais? Les références… Le film est fortement influencé par Le roi de la comédieavec Robert De Niro. ET Conducteur de taxi, tous deux de Martin Scorcese. Ok mon ami, ça a été influencé, d'accord, mais je n'avais pas besoin de copier les scènes ou de faire des références si évidentes, comme la répétition de stand-up d'Arthur Fleck, ou Joker.

Anglais: Affiche pour Conducteur de taxi, un film américain avec Robert De Niro.

De plus, la critique la plus véhémente de ma part est que oui, le film glorifie le crime. Le personnage atteint l'acceptation du peuple à travers ses crimes. En tant que féministe, elle se responsabilise en intensifiant ses infractions au Code pénal. Et, le film montre et nous permet de nous habituer au naturel d'un homicide. Le Joker tue simplement certaines personnes, et c'est tout. Rien de ce qui n'est pas arrivé à Hollywood auparavant, "Nature Killers" vient l'esprit. Mais dans Joker, nous nous sentons comme le tueur. Et ce n’est pas cool, ce n’est pas normal. J'ai quitté le théâtre avec les sons de coups de feu qui résonnaient dans ma tête.

Encore une fois, c'est un très bon film. Du fou au début, il ne reste que peu de chose, et à la fin nous souhaitons vraiment que le Joker n'existait pas. La transition entre le gentil malfaiteur et le méchant n'est pas subtile, mais elle est passionnante. La banalisation de la violence est regrettable. Todd Philips était si créatif en réalisant un film anti-héros avec si peu, mais cela aurait pu être encore plus innovant s'il avait laissé le méchant un peu plus innocent jusqu'à la fin.

RÉSUMÉ DE LA CHRONOLOGIE DE LA VIE DE VAN GOGH ET DES ÉVÉNEMENTS SURVENUS APRÈS SA MORT TRAGIQUE EN JUILLET 1890

  RÉSUMÉ DE LA CHRONOLOGIE DE VAN GOGH LIFE

Por:   Maria José G. Oliveira

Août / 2019

·       ·1853 Nasce Vincent Van Gogh em 30 de março;

·         1857 Nasce em 1º de maio Théo Van Gogh;

·         1862 Primeiros desenhos que se conhece de Van Gogh;

      1865 Van Gogh entra na L'institution de M. Provily à Zavenberg;

·         1869 Van Gogh entra como empregado na filial da Casa Goupil dans La Haye;

·         1872 L'automne.

1873 Théo em 19 de janeiro entra como empregado na filial de Bruxelas da Casa Goupil;

Van Gogh reçoit une avance en mai et va à Londres;

En septembre, il a changé sa pension et vai viver na casa de Loyer;

·         1874 Van Gogh é rejeté par Úrsula Loyer en juillet;

Retour désespéré en Hollande;

Em meados de julho volta a Londres com sua irmã Ana;

Por intermédio de seu tio Cent é enviado a Paris em outubro para que se distraia;

Volta repentinamente a Londres onde, em vão, tenta ver Úrsula;

·         1875 Van Gogh é um péssimo empregado em Londres;

Em maio é transferido para Paris. Vive em Montmartre e se livraison à mysticisme. Seu trabalho o deixa cada dia mais angustiado;

Ses patrons se plaignent de lui;

Em dezembro, sem avisar ninguém, vai para a Holanda;

·         1876 Van Gogh retorna a Paris e seus patrões o despedem;

En avril, il a quitté Paris et est allé à Etten. Emprega-se como professor na École anglicane Stokes à Ramsgate, onde chega no dia 16;

M. Stokes, en juin, instala sua escola em Isleworth, nous Environs de Londres;

Voyages Van Gogh East End, dont la misère l'émeut. Réconfortez les pauvres;

Il est tiré en juillet e vai trabalhar para o senhor Jones como ajudante do pregador;

Van Gogh revient en Hollande à Noël;

·         1877 Em janeiro Van Gogh entra como empregado numa livraria de Dordrecht. Logo deixa esse emprego e em 9 mai vient à Amsterdam para estudar para pastor;

·         1878 Em julho, Van Gogh abandona os seus estudos e sai de Amsterdam;

Après un bref séjour à Etten, no outono entra numa école Evangéliste de Bruxelles. Mas após 3 meses não é nomeado;

Parte voluntariamente para Borinage et s'installe Paturages;

À la fin de l'année, le Comité d'évangélisation, surpreendido por seu ânimo e sacrifício, retrata-se de sua decisão e lhe dá um cargo por 6 meses em Wasmes;

·         1879 Van Gogh consome-se sem cuidar de sua saúde. Sua dedicação chama a atenção do Comitê de Evangelizaçãomais ils ne renouvellent pas leur mission;

Van Gogh vient à Bruxelles;

Retour au Borinage;

Durante o terrível inverno de 1879/1880 leva uma vida de miserável e repete-se a mesma pergunta: “Há algo fora de minha existência? Alors c'est quoi?". Perde a fé. Desenha.

·         1880 – Van Gogh volta à Courrières, Où Jules Breton, un peintre médiocre tem um ateliê. Completa a mudança. Após uma viagem decepcionante para Holanda, na casa de seus familiares, recebe 50 francos de Théo. Retour au Borinage, a Cuesmes, e se reconcilia com Théo, a quem não escrevia há 9 meses. Põe-se a desenhar com grande intensidade. En octobre, il passe de Cuesmes à Bruxelles, onde faz amitié avec Van Rappard et travaille méthodiquement;

·         1881 – Van Gogh permanece em Bruxelas até princípios de abril. Chega a Etten no dia 12 deste mês. Trabalha. Durante o verão recebe visita de Theo e Van Rappard e vai para a casa de seu primo, o pintor Anton Mauve, qui vous donne des conseils;

Tombez amoureux à nouveau e corteja apaixonadamente un de tes cousins, Kee, pendant vacances dans Etten et cela vous décourage;

Van Gogh insiste e ela se vê obrigada a voltar para Amsterdam. Van Gogh a aflige com cartas e finalmente vai a Amsterdam. Mas Kee se nega a vê-lo;

Desesperado, Van Gogh volta a Etten. Discute constantemente com seu pai e deixa a casa de Mauve em Haia;

·         1882 À relações com Mauve logo se tornam tensas. Van Gogh précipite le perturbation ao acolher une femme pauvre, prostituée, malade et enceinte, Sien; Graças a essa mulher, Van Gogh recupera seu equilíbrio e, após uma visita à Théo, põe-se a pintar;

Trabalha intensamente até o fim do ano, mas a dégradation de Sien Ses désespéré. Van Gogh priva- se de tudo. O dessin "Tristesse" é dessa época, de que faz uma litografia em novembro;

Sua recusa do mundo dos conformistas – de todos os conformismos – é completa;

·         1883 Doente e esgotado Van Gogh atteint un tel extrême de faiblesse que chama seu irmão, que cette fois peut s'échapper Sien de votre côté;

Van Gogh dilacerado, mas aliviado, volta a pintar. Pinta Arbre fouetté par le vent;

Quitte la Haye em setembro e chega em Drenthe. As paisagens desta região selvagem o acalmam a princípio, mas os dias atormentados voltam. Mil terrores assaltam Van Gogh que foge para Nuenen, où vivaient ses parents;

·         1884 Janeiro. Quando sua mãe fratura uma perna, Van Gogh retorna por um tempo a seu lar. Mas votre désaccord avec le monde de votre famille n'a pas de solution. Van Gogh converte-se em um estranho para a sua família. Aluga dois quartos com o sacristão da Igreja católica c'est là installez votre studio;

Un dernier, e como as anteriores, malheureuse aventure sentimentale o faz perder totalmente a espoir de mener une vie normale (l'automne);

LES pintura será a única finalidade de sua existência, “a maneira de viver sem pensar no passado”;

Acumula um quadro atrás do outro et en l'automne décide de peindre nos dias de mau tempo 50 têtes de paysans;

Não para de se preocupar com as leis da cor, cuja importância descobriu;

·         1885 26 de março. Le pasteur Van Gogh meurt subitement. Sela-se a ruptura de Van Gogh com sua família;

Van Gogh maintenant travaux dans seu grande quadro do período holandês , Mangeurs de pommes de terre;

Il se termine en mai, ce qui déclenche une discussão epistolar com Van Rappard, qui provoque enfin separação dos 2 amigos;

Van Gogh a cada dia mais toma consciência dos recursos da cor;

LES Pays-Bas, cujo clima estético e moral é de agora em diante um obstáculo a seu florescimento, já não tem mais nada a lhe ensinar . par ailleurs, comme le Cure Nuenen il avait interdit à ses fidèles quoi terre pour Van Gogh, este decide abandonne ton studio;

Dans Le 23 novembre à Anvers. “Desejo violentamente ver Rubens “disse;

Son grand voyage vers le sud commence;

"Il y a", écrit à Theo, “uma coisa extraordinária na sensação de que é necessário entrar no fogo”. Pour Van Gogh, Anvers représente une libération;

Ali descobre Rubens, a cor, os tecidos japoneses, a luz e o movimento;

Leurs couleurs sont définies;

·         1886 18 de janeiro. Van Gogh se inscreve na Académie des Beaux-Arts d'Anvers, onde sua séjour court et orageux au moins vous permet de vérifier quoi tu es dans le bon sens en ce qui concerne dessiner et peindre. Au début mars, tout à coup, arrive à Paris. Volta para a escola. Segue le cours du studio Cormon, mais arrête bientôt de le regarder;

Découvrez le   Peinture «lumineuse» de jeimpressionnistes;

Estuda a obra de Delacroix, de Monticelli, os artistas japoneses;

Conhece Toulouse- Lautrec, Émile Bernard, Gauguim, Seurat, Signat,  Guillaumin, Pissarro, Cézanne, Tanguy,  etc;

Sua palheta torna-se mais luminosa;

Libérez-vous de toutes les expériences picturales;

A cor começa a dominar em sua obra;

Prévoyez exposer pendant l'hiver;

·         1887 Van Gogh continua febrilmente suas experiências, com todos os procedimentos e técnicas que os pintores de Paris lhe sugerem;

Pinta nas margens do Sena frequentadas pelos impressionistas;

malgré numerosas e variadas influências, continua sendo ele mesmo, e assimila as lições à sua própria personalidade;

Vous êtes déjà fatigué de Paris;

Uma aventura que termina de maneira lamentável, a decepção que lhe causam as rivalidades entre os pintores, a indiferença com que é recebido, a agitação da grande cidade e, também, naturalmente, seu trabalho intenso minam sua resistência;

Vous êtes plus ou moins malade, mais surtout compreende que Paris não é sua meta;

Seu cansaço e nervosismo aumentam ainda mais durante o inverno; Medita sobre lugares onde o sol é mais luminoso e a cor se reveste de todo o seu esplendor;

Sobre ir ao Japão quer dizer, ao Sul;

·         1888 Van Gogh chega a Arles em fevereiro

Soyez enchanté par la ville. Acredita realmente estar no Japão;

Les jardins fleuris l'enivraient de bonheur;

Peindre sans s'arrêter;

Sua exaltação cresce à medida que o sol nasce ao qual rende um verdadeiro culto com a sua pintura;

Mas o espantoso desgaste nervoso com que Van Gogh paga por essa energia criadora coloca em perigo sua saúde; Além do fato de que não podia alimentar-se pior. Escreve a Théo “Não se pode evitar que qualquer dia sobrevenha uma crise”;

Van Gogh quer que seu amigo Gauguin se instale perto dele e que se fundem os estúdios do sul com que sonhava desde que saiu de Paris; Gauguin décide, en octobre, de revenir à Arles e os primeiros dias são um descanso para Van Gogh;

Desgraçadamente, os 2 artistas não eram feitos para se entenderem. Tout les sépare: leurs tempéraments et leurs tendances esthétiques;

Logo se torna evidente que a vida em comum entre eles é impossível. Isto representa um novo e grave golpe para Van Gogh;

Em 25 de dezembro o drama inesperadamente explode. Van Gogh se lança sobre Gauguin com uma navalha e sai correndo quando Gauguin se volta contra ele;

Ao voltar para casa corta um pedaço da sua orelha;

Van Gogh est interné;

Neste mesmo ano, Théo expõe no salão dos Independentes 3 quadros e alguns desenhos de Van Gogh;

·         1889 As crises continuam. Van Gogh procura lutar;

Logo compreende que o melhor para ele é permanecer internado;

Em maio abandona Arles para ir à Saint-Paul-de-Mausole, clínica particular perto de Saint- Rémy dirigida pelo Dr Peyron;

A princípio se acostuma nesta nova vida, mas contrariamente às suas esperanças, a loucura não o abandona. Uma nova crise o invade;

Apesar da enfermidade, não deixa de trabalhar;

Sua arte cada vez mais se torna expressionista;

A Noël, il y a deux attaques;

Dois quadros de Van Gogh são expostos no salão dos Independentes por Théo.

·         1890 Boas notícias:

- la naissance du fils de Théo;

– a publicação de um importante estudo consagrado à sua pintura no Mercure de France;

– a venda de um quadro (A Videira vermelha) – o único que Van Gogh vendeu em vida;

·         Nada disso pode fazer com que Van Gogh esqueça seu drama;

Une longue crise le jette dans un désespoir atroce;

Il essaie de se suicider;

Ne pas pouvoir soutenir la vie en Saint-Paul-de-Mausole, implora a seu irmão que o leve para o norte;

·         Arrive à Paris le 17 mai, mais continue à Auvers-sur-Oise le 21 mai;

·         A Auvers, le Dr Gachet l'assiste;

Votre séjour dans cette ville commence bien;

Il peint tous les jours;

Mas depois de visitar seu irmão e a cunhada, retorna desesperado para Auvers;

«La vie», comme il le dit, «vous échappe»;

Tu ne peux pas;

·         Em 27 de julho Van Gogh dá um tiro no peito e morre no dia 29 a uma e meia da manhã;

·         Dez quadros de Van Gogh são expostos neste ano no Salão dos Independentes; _________________

·         Après la mort de ton frère, Théo tenta fazer uma grande exposição de ses œuvres. Et le 18 septembre, il écrit le Émily Bernard: “A quantidade de quadros é imponente. Não consigo organizar um conjunto que possa dar uma ideia de sua obra”;

·         Em 21 de janeiro, Theo Van Gogh morre na Holanda;

·         Em seu testamento a obra de Van Gogh é avaliada modestamente em 2000 florins;

Muitas pessoas aconselham a viúva de Theo a destruí-la;

·         1892 sob os cuidados da senhora J. Van Gogh-Bonger, La veuve de Theo, organiza- se uma exposição de 100 quadros de desenhos de Van Gogh no Panorama de Amsterdam;

·         1893 commencent à apparaître sur le Mercure de France cartas de Van Gogh a Émile Bernard e a seu irmão Théo;

Émile Bernard organiza uma exposição de 16 quadros de Van Gogh em  “ Le Marc de Boutteville; em Paris;

·         1896 Augusto Vermeylen   dá uma conferência apaixonada para os estudantes de Groningen (Pays-Bas) sobre Van Gogh e sua obra;

“Os quadros de Van Gogh vendem bem mais quanto mais baratos”. Gauguin escreve em novembro para Daniel de Monfreid;

·         1900 le Dr Rey, selon Ambroise Vollard, retira de seu galinheiro, onde há 11 anos servia para tapar um buraco, o retrato que Van Gogh fez no hospital de Arles;

Vollard achète la toile pour 50 francs;

·         1901 Março. Na Galerie Bernheim-Jeune, na rua Latiffe retrospectiva de Van Gogh (71) quadros;

 Vlaminck, en quittant l'exposition il a dit à Matisse:

“Gosto de Van Gogh mais que meu meu pai”;

 Hugo Von Hofmannsthal anota em uma carta a prodigiosa emoção que lhe causaram as obras deste pintor que ele desconhecia.

”Me   senti como se assaltado pelo milagre incrível de sua forte e violenta existência, cada árvore, cada pedaço de terra amarela ou verdejante,  cada sebe viva, cada caminho escavado na colina pedregosa, a jarra de estanho, a tigela na terra, a mesa, a cadeira rústica, era um ser recém-nascido que se ergue diante de mim, saindo do espantoso caos da não vida, do abismo do não ser e eu sentia – não, eu sabia que cada uma destas criaturas nascera de uma dúvida horrível que desesperava o mundo inteiro, que sua existência era testemunho eterno do odioso abismo do nada …Eu sentia em tudo a alma daquele que havia feito tudo isso, que com esta visão dava uma resposta para se libertar do espasmo mortal de uma dúvida espantosa”– Carta de 26 de maio de 1901,em "Écrit en prose". Et l'or de leurs corps, de Gauguin;

·         1905  Juillet août. Sous la garde de la dame J. Van Gogh-Bonger, abre-se uma exposição de 473 obras de Van Gogh (234 são quadros) no Musée Stedelijk, Amsterdam

 Exposition Van Gogh's Galerie Arnold à Dresde;

·         1906 Morre, aos 80 anos, a mãe de Van Gogh;

·         1908 Janvier. Segunda Exposição de Van Gogh na galeria Bernheim-Jeune, em Paris (cem quadros);

Dans le même mois, Druet expose dans votre galeria Faubourg Saint Honoré 35 cadres Van Gogh;

·         1909 Deuxième exposition Van Gogh à la galerie Druet, rue Royale 20 (50 peintures);

Exposition Van Gogh au galeria Brack,de Munique;

O Dr Gachet morre aos 81 anos em Auvers-sur-Oise;

·         1910Van Gogh na exposição “Manet e os pós-impressionistas” Crafton Londres;

 Ambroise Vollard publie les lettres de Van Gogh à Emile Bernard;

·         1912 Van Gogh é representado por 108 tableaux dans l'exposition dans peintres modernes organisé par Société d'artistes ouest-allemands à Cologne;

·         1914 A senhora Van Gogh-Bonger publie à Amsterdam les lettres de Van Gogh à Theo;

As cinzas de Théo são levadas por ela da Holanda a Auvers-sur-Oise;

Exposition Van Gogh na Galerie Cassirer à Berlin;

Obéissant aux souhaits de Verhaeren, a La société d'art contemporain expose les œuvres de Van Gogh à Anvers;

·         1921 Huit cadres de Van Gogh na exposition de musées aux Pays-Bas de obras de Rembrandt a Jean Steen, ocorrida em Paris;

·         1924 Exposition Van Gogh au Galerie Kunsthalle, dans Bâle et sur Galeria kunsthaus, de Zurique;

Segunda edição das cartas de Van Gogh a Theo;

·         1925 Morre Joana Van Gogh-Bonger, Veuve de Theo, le 2 septembre;

·         1928 J.B. de Faille publica um monumental catálogo da obra de Van Gogh, depois de uma discussão dos experts sobre a autenticidade ou falsidade de algumas obras;

Exposition de Van Gogh na Galerie nationale de Berlin;

Exposition de dessins de Van Gogh à galeria Dru de Paris;

·         1932 Meurt Dr Rey le 15 septembre;

·         1935 Un exposition de Van Gogh sur en tournée aux États-Unis.

·         1936  1ª edição em Nova York nas cartas de Van Gogh a Van Rappard (traduzidas para o inglês);

·         1937 Une sélection de lettres de Van Gogh à Théo paraissent à Paris; As cartas de Van Gogh a Van Rappard aparece em Amsterdam;

Os nazistas denunciam como decadentes as obras de Van Gogh, quelle sont exclus donne Neue Pinakotheke de Munique;

·         1950 A tradução francesa das cartas de Van Gogh a Van Rappard aparece em Paris;

·         1953 LES centenário do nascimento de Van Gogh é celebrado avec une grande joie;

 A biblioteca Wereld, de Amsterdam, começa a publicar a correspondência geral de Van Gogh (edição do centenário).

O 1º volume aparece em 1952 e o quarto em 1954;

·         1958 em outubro, em Londres, Jardim público de Arles, de Van Gogh é vendido na galeria Goldschmidt por 132.000 libras esterlinas;

1990 em 15 de maio é feita a la plus grosse transaction de l'histoire du marché de l'art à ce jour : um dos Portrait du Dr Gachet de Van Gogh é vendido a um milionário japonês por 82,5 milhões de dó

Egas Francisco

Nous avons visité le studio d'Egas Francisco et avons été très bien accueillis. Voici l'interview:

Nous avons également fait une visite 3D dans son studio:

Et un guide pour la visite:

Si l'un des travaux vous intéresse, contactez-nous. Si vous souhaitez réserver la visite 3D, envoyez-nous un message.

Actualités chez SmartGallery

Ce mois d'août a eu l'incroyable exposition de Doris Homann à Ligia Testa Espaço de Arte. Certaines œuvres sont ici chez SmartGallery et j'ai personnellement beaucoup aimé DH 19 et DH 9. Ce sont des toiles très fortes, étant donné l'histoire et la vie de Doris:

Octobre il y aura une exposition de Egas Francisco à Joh Mabe Espaço Arte e Cultura, organisé par Ligia Testa. Egas a visité le bureau la semaine dernière et c'est une personne fascinante, plus tard, nous ferons une interview avec lui. Son exposition est le résultat de séances de thérapie avec le Dr Isac Karniol. Egas cherche à faire de son art, absolument spontané, le invisible dans visible. J'ai reçu un exemplaire signé du livre Palimpsesto Mágico, et je recommande, outre les peintures d'Egas, le texte est très bon.

Les autres points forts sont les Francisco Gonzales et Décio Soncini, qui a récemment exposé à Joh Mabe Espaço e Cultura et a maintenant ses œuvres ici sur le site. Il y a des écrans de mesures réduites avec une excellente valeur, qui valent le détour.

Aussi 3 nouveaux artistes ont rejoint SmartGallery et je vous recommande de consulter leurs œuvres, Carlos Lorenzo, Cristiano Chaussard et Landrou Sá

Ceci est la mise à jour d'août, jusqu'à la prochaine fois.

Biennale, musées et galeries

La Biennale de São Paulo, à l'âge d'or, était le but ultime des artistes, principalement des peintres et des sculpteurs. Être récompensé lors d'une biennale internationale était le rêve. C'était l'époque de l'art, du patronage de Matarazzo jusqu'au début des années 1980. Ciccillo Matarazzo a littéralement créé la Biennale de São Paulo, et aussi littéralement, la dictature militaire a conduit à un déclin de 1965 à 1973, avec quelques artistes signant le Manifeste «Pas la Biennale» au Musée d'Art Moderne de Paris, en 1969.

Sérgio Valle Duarte Wikidata a l'entrée Q16269994 avec des données liées à cet élément. [CC BY 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/3.0)]

C'était le rêve du passé, et quel est le rêve aujourd'hui? Bien sûr, participer à une biennale donne encore beaucoup de prestige, mais on peut le définir comme le but ultime d'une œuvre d'art, être dans un musée, ou être qualité muséale, jargon du monde de l'art académique. Le musée est la destination ultime pour les œuvres d'artistes validés. C'est une institution publique, maintenue par des fonds gouvernementaux ou des donateurs privés et des mainteneurs, et, tout comme Petrobrás «est à nous» pour les Brésiliens, le musée est devenu un lieu convivial, comme en témoigne la récente exposition de Tarsila do Amaral, à Masp.

Une distinction fondamentale entre les musées et les galeries est que ces dernières sont destinées à faire un profit pour leur propriétaire ou leur marchand, alors que les musées sont à but non lucratif, même s'ils sont encore plus commerciaux ou commercialisables; voir la boutique MOMA. Mais la plupart des musées font payer l'entrée tandis que les galeries sont gratuites. L'Association des marchands d'art des Amériques mentionne que les galeries de New York offrent la meilleure éducation gratuite en appréciation de l'art. Les expositions des anciennes galeries Colnaghi et Agnews de Londres rivalisent avec celles des musées.

Jan Steen [domaine public] Une des œuvres qui a traversé la galerie Colnaghi à Londres et qui se trouve maintenant dans un musée

Il est vrai que certaines galeries fonctionnent comme concessionnaires privés, et les visites sont fermées ou sur rendez-vous seulement, et, malgré l'immense progrès, ils ne rivalisent toujours pas avec les musées brésiliens. Mais le but de cet article est de valoriser leur travail. Revenir au rêve, pour un artiste débutant, un diplôme collégial en arts ou un Master en beaux-arts (MFA) est un bon moyen de réaliser quelque chose dans les galeries, d'abord avec des expositions collectives puis individuelles, étant l'acceptation commerciale de l'œuvre fondamentale pour avance.

Mais, une AMF est aujourd'hui une fortune, mis à part le coût de la vie à l'étranger. Et parfois, l'artiste aura de la chance s'il réussit avec son MFA à être l'un des assistants de Jeff Koons. Il existe plusieurs voies pour un artiste, de nos jours, la vente directe via Instagram est courante, même par des artistes confirmés. Il est également compliqué d'avoir à suivre un cours d'art, car beaucoup des plus grands maîtres sont autodidactes, et l'artiste développe souvent un travail et est satisfait de son art.

Enfin, les gens ont tendance à penser que le musée est le seul endroit pour les arts et qu'il est vraiment l'apogée de la plupart des artistes. Mais, ils sont touchés par des êtres humains comme nous, peut-être des candidats, peut-être nommés, ou peut-être simplement bien connectés. Dans le monde de l'art concurrentiel d'aujourd'hui, où les moyens de production et de diffusion se démocratisent, il y a aussi beaucoup de valeur à avoir son travail dans une galerie. En plus, visitez et connaissez les galeries qui travaillent avec des portes ouvertes.

Moldus de SmartGallery, il est temps d'acheter de l'art

Je courais dans le parc ... Avec des écouteurs et de la musique de transe à l'oreille, j'ai entendu un groupe de filles parler des Moldus à SmartGallery. Délire? Je ne sais pas, je pensais que c'était bien ... Parlez mal, mais parlez de moi? Mais mon gourou du marketing a rapidement mis un point d'honneur à télécharger une vidéo sur la façon dont les marques les plus vendues sont appréciées et bien parlées par le public, et du coup, ce n'était plus bon. Mais réellement? Des Moldus de SmartGallery? C'est moi qui écris ici, mes partenaires, j'espère, j'approuve… Mon souhait était de retourner là-bas et de demander si j'entendais cela.

Dans le même temps, nous avons prévu d'acheter de l'art… Pour composer une collection, etc. Et Trump là-bas, descendant le bois, causant. Et moi, et si quelque chose se passe ?? Cet argent ne sera-t-il pas nécessaire? Pour un tableau, lequel sera sur le mur? Et mon grand-père, disait-il toujours, que les gens voyaient des photos et ne les valorisaient pas, mais s'il s'agissait d'une valise de dollars ou d'une voiture, l'attitude était différente. Et je ne veux pas être celui qui n'apprécie pas l'art, mais pour ceux qui, en théorie, ont toujours eu de l'art, c'est difficile à évaluer.

Bien sûr, l'histoire n'est pas sans fin ici. Si acheter de l'art aujourd'hui semble être une idée absurde, néfaste, abominable et indicible, c'est peut-être le moment d'acheter de l'art. Car, d'après mon expérience, tout bien n'est pas à son point d'achat au moment où tout le monde veut acheter. Si, même pour moi, que je profite des mouvements du marché de l'art, acheter de l'art aujourd'hui est quelque chose de menaçant, c'est peut-être le moment d'acheter de l'art.

Quel art? Alors je n'ose pas juger ... Mais pensez à quelque chose ... Que le marché brésilien n'est pas ce genre de chose, et peut-être que vous, en fait, serez avec art X pendant plusieurs années. Oubliez l'argent ... Pensez au mérite, à l'appréciation, oubliez ce que vous pourriez gagner en actions ou en dollars en une journée. Si vous allez acheter de l'art, supposez que l'argent y restera pendant quelques années, et tout comme il est presque impossible de savoir quel actif ou stock va augmenter le plus, votre art n'est probablement pas le gagnant. L'important est que vous le pensiez.

C'est le point le plus important, aimer l'art, avoir une empathie pour l'œuvre ... Parce que ce sera une photo suspendue, comme une entreprise sous-estimée, dans la plupart des cas. Mais approuvé, peut-être, par les Moldus de SmartGallery. Et, qui sait, ayez un avenir, en plus de décorer votre mur.

Freud et l'art

Freud a révolutionné la pensée actuelle depuis le milieu du XIXe siècle, tout au long du début du XXe siècle et jusqu'à sa mort. De là, il y avait des psychanalystes dissidents, qui ont opté pour de nouvelles voies, et d'autres, des collaborateurs, qui ont avancé dans leurs théories. La psychanalyse, dans son ensemble, a créé une vie propre et est devenue l'une des sciences les plus emblématiques du XXe siècle.

Les idées de Freud l'emportent sur le penseur ordinaire

La plupart des sciences, à mesure qu'elles deviennent plus complexes et plus sophistiquées, ont tendance à se distancer du public profane, deviennent le domaine de spécialistes qui finissent inévitablement par séparer les connaissances entre leurs pairs. Cependant, les concepts de Freud sur les rêves, l'inconscient, la sexualité et les actes fautifs sont devenus connus et ont atteint un grand nombre de personnes, se rapprochant de très près du public profane du monde entier. D'une manière ou d'une autre, plus ou moins, selon le niveau de l'information, elle peut être appréciée, commentée, réfléchie ou du moins citée par tous les types de personnes.

Dans deux ans, deux livres changeront le monde pour toujours

Avec les livres de Freud, L'interprétation des rêves (1900) et la psychopathologie de la vie quotidienne (1901), toutes les personnes, pas seulement celles qui ont des symptômes psychosomatiques, ont pu profiter de leurs théories et les intégrer et les insérer d'une manière ou d'une autre. . La curiosité sur des sujets aussi intrigants et stimulants que le rêve ou la sexualité, a rapidement généré le désir de comprendre ou du moins d'approcher leurs théories.

Freud et l'art

Dans l'art, l'influence de Freud était absolue pour des peintres comme Salvador Dali, Magritte et tant d'autres qui ont utilisé des rêves pour construire l'un des mouvements les plus connus de l'histoire de l'art, le surréalisme. Mais les idées de Freud n'ont pas seulement eu un effet contemporain et cela continue aujourd'hui, toute sa réflexion a également eu un effet rétroactif. Tout ce qui a été fait en termes d'Art peut maintenant être analysé de son point de vue. De cette manière, Freud a également promu une nouvelle lecture sur l'homme, sur tout ce que l'homme avait fait jusqu'alors. Ainsi, nous avons un tout nouveau vieux monde à redécouvrir, à analyser, à démêler et à intégrer à ce que nous sommes aujourd'hui, à en faire partie. Dans ce court article, je citerai quelques œuvres d'art que l'on trouve facilement dans les livres ou sur Internet.

Oublié et sauvé pour toujours

Aujourd'hui, nous avons l'histoire de tous les domaines de la connaissance extrêmement répandus et compartimentés en périodes, stades de développement et auteurs et personnalités qui l'ont fait. Aujourd'hui, Internet mondialise les connaissances et nous sommes pratiquement sans frontières lorsqu'il s'agit d'accéder à l'information. Mais ce ne fut pas toujours ainsi. Dans l'Histoire de l'Art, de nombreux peintres ont été complètement oubliés après sa mort ou ont été relégués à un niveau secondaire voire inexistant. C'est arrivé à l'une des figures que nous considérons aujourd'hui comme extrêmement riches. Je parle de Jérôme Bosch, un peintre hollandais né à Hertogenbosch en 1450 et mort en 1516. On considère, en raison du manque de documents, qu'il n'a jamais quitté sa ville natale, cependant, dans son travail, il a fait l'un des plus grands voyages qui un être humain peut faire un voyage dans le monde de l'imaginaire, du fantastique et des rêves. Ses œuvres contiennent un réseau complexe de symboles, des scènes de péché et de tentation, des allusions à l'alchimie et tout un arsenal de possibilités d'expérimentation en matière de sexualité. Dans ce panorama, tout psychanalyste aura besoin de toute sa vie pour discerner l'énorme éventail de représentations de ce peintre, telle est son originalité, sa profondeur et la quantité de détails dans ses œuvres à considérer. En termes de manque de jugement et de se sentir libre de peindre et d'exprimer tout ce qui lui vient à l'esprit, l'essence de la méthode d'association libre de Freud, Bosch semble être exemplaire car dans ses peintures il semble exposer absolument toutes les images qu'il voit. qui sont produits directement par votre inconscient, sans censure, répression ou jugement. Pour ne citer qu'un exemple, j'utiliserai le triptyque intitulé Jardim das Delicias. Sur cette image, vous pouvez voir une grande quantité de possibilités sexuelles impliquant des personnes, des animaux, des démons, des saints et même des éléments botaniques. Vous pouvez également apprécier dans la troisième partie, qui fait référence à l'Enfer, toutes sortes de torture, de dépravation, de masochisme et de sadisme. De nombreuses possibilités pour satisfaire le désir peuvent y être mises en parallèle ou trouver un écho, aussi petit soit-il. Bosch devient alors l'un des exemples les plus parfaits de sublimation de souhaits sous forme d'art. Un peintre qui testera à jamais les capacités d'analyse de tout psychanalyste sans jamais manquer de possibilités.

Clair-obscur - Conscient et inconscient

Un autre peintre, également néerlandais, est Rembrandt (1606-1669). Il se caractérisait principalement par l'établissement de ses figures en points de luminosité par opposition à de grandes parties de l'œuvre dans l'obscurité totale, comme si la scène ou les personnes impliquées dans la peinture émergeaient de l'obscurité, ce qui, en termes d'expressions italiennes utilisées par les historiens et les critiques de l'art est appelé clair-obscur (clair-obscur). L'analogie avec l'œuvre de Freud s'établit quand on pense à l'Inconscient, tout est plongé dans de grandes ténèbres, nous empêchant de discerner exactement ce qui est du côté obscur de l'œuvre. Un exemple est le tableau La pensée philosophale. C'est une belle œuvre produite uniquement dans des tons de terre riches allant du jaune au brun plus foncé. Il représente sur le côté gauche une personne âgée assise dans le salon de sa maison et semble réfléchir; à droite, quelqu'un semble attiser le feu dans la cheminée, et au centre du tableau un grand escalier en colimaçon monte au dernier étage, mais les marches du bas de cet escalier se terminent dans l'obscurité totale. De cette manière, c'est comme si la partie de la Conscience était là représentée par l'homme réfléchissant éclairé par la lumière provenant de la fenêtre, le Préconscient dépeint dans les idées étant alimenté par le feu de la cheminée enveloppé dans l'obscurité, et, au centre, une échelle mystérieusement à l'énorme obscurité de l'Inconscient. L'ensemble du tableau produit chez le spectateur un désir pratiquement impossible à contenir, de gravir les marches de cette échelle, un désir de chercher, de découvrir les sentiments les plus cachés dans l'obscurité de l'Inconscient.

Tempêtes et délires

Le troisième peintre que je citerai, également néerlandais, n'a pas besoin d'être présenté, il est VanGogh. Il a souffert d'épisodes psychotiques et d'hallucinations, sa peinture est caractérisée par des coups de pinceau qui apportent une énorme expressivité à être ondulée et ponctuelle, générant un grand effet de mobilité dans ses œuvres. Par la peinture, il cherche refuge pour son esprit troublé où la folie et l'art vont de pair. Si Freud avait la possibilité de le soigner, il obtiendrait certainement des résultats favorables, cependant, Van Gogh se tue avec un revolver au milieu d'un champ de blé en 1890, lorsque Freud a commencé ses études et a commencé son voyage vers la création de la psychanalyse. . Ses autoportraits sont particulièrement forts, montrant ses émotions les plus profondes à des moments différents, soumis aux privations les plus diverses.

Un vieux nouveau monde à redécouvrir

J'ai cité trois peintres, beaucoup d'autres peuvent être cités, toute l'histoire de l'humanité à voir et à revoir sous la perspective de la psychanalyse.

Bottegas, Jeff Koons et le studio d'art

Nasci no meio da arte. Desde pequeno via os quadros do meu avô, Manabu Mabe, ficava o dia inteiro em seu ateliê, e, mais para a frente, não desgrudava do meu tio, que também pinta. Meu pai desde sempre tem galeria, e eu não só frequentava muitas exposições, como também ia a Bienal, que era um super evento, e fazia aulas de pintura, com minha avó, minha irmã e meus primos. Meu avô tinha muitos pintores amigos e até mesmo alguns aprendizes. Essa era minha visão sobre arte, e tudo era muito grandioso.

Com o tempo, fui aprendendo que essa é a visão mais tradicional e romântica de arte. A que nós vemos em filmes e na televisão, do artista pintando sozinho em seu ateliê e muitas vezes se esforçando para viver de sua arte. Mas não é a única. É com muito desdém que ouço falar de artistas que não produzem suas obras eles mesmos, que têm equipes e pessoas contratadas para fazer seus projetos. Tanto que resolvi aprender sobre o assunto.

Viggo Mortensen em ‘Um Crime Perfeito’ (1998) – Warner Bros.

Não me surpreendendo tanto, descobri que a origem dos art studios ocorreu na Renascença. Os pintores mais famosos tinham bottegas, que eram ateliês que eles tocavam e tinham uma equipe de aprendizes para auxiliá-los com as obras, muitas vezes encomendadas por patronos, ou mecenas. As bottegas (não confundir com as bodegas, palavra do espanhol para mercearias ou lojas de conveniência) tinham no máximo 16 pintores, que iam subindo conforme demonstravam seu talento ao mestre.

O grau de envolvimento do pintor chefe variava de acordo com a quantia que recebia do mecenas para a obra, e, como as pinturas eram, na maioria dos casos, à óleo, trabalhavam paralelamente em várias obras enquanto as telas secavam. Encomendar uma tela de um pintor famoso, na Renascença, não significava que o pintor pintaria a tela inteira sozinha, mas sim que a obra seria proveniente de seu ateliê, ou bottega.

Mais para frente, no século XIX, surgiu a École nationale supérieure des beuax-arts em 1816, na França, que desafiou o modelo renascentista ao promover as próprias exposições, chamadas de salons, que se tornaram os maiores eventos de arte do século ao apoiar, promover e criticar os desenvolvimentos artísticos.

Nos anos 60, Andy Warhol despontou, com a The Factory, que era seu art studio e salão de festas. Ficou conhecido pela produção em série de obras de arte, através do silk screen, e das festas que promovia, frequentadas por celebridades.

James Kavallines, New York World-Telegram and the Sun staff photographer [Public domain]

Hoje o mais conhecido talvez seja Jeff Koons, que literalmente conta com 100 funcionários que recebem um salário bem baixo, e produzem as obras que idealiza. O seu papel se assimila mais ao de um arquiteto, que projeta a obra. Curioso sobre Koons, encontrei uma descrição sobre seu processo. Ele faz colagens no Photoshop e sua equipe reproduz a colagem, minuciosamente, através de pincéis de ponta pequena em telas em escala maior. Com certeza vocês já viram colagens de outros artistas no Instagram, e o precursor sem dúvida é Koons.

Koons tem o trabalho de idealizar a obra, fazer a composição, com equilibro e balanço de cores e arranjar as imagens. Com sua equipe, os resultados são impressionantes, algumas telas na verdade parecem fotos. Que atire a primeira pedra quem nunca se impressionou com uma colagem, agora imagine que as colagens de Koons não são simples colagens, são telas pintadas a óleo.

“” by Annie Guilloret is licensed under CC BY-NC-ND 2.0 

Mas, não são pintadas, nem esculpidas por ele. Na Renascença, os pintores, além de fazerem o acabamento das obras, eram responsáveis pelas partes mais difíceis, as faces e as mãos. E é este, exatamente, o questionamento desse texto. Se a arte caminha para os rumos da publicidade; antigamente as agências contavam com alguns gênios, que criavam as frases de efeito, slogans e idealizavam as campanhas, ao passo que hoje são megacorporações que trabalham em sintonia, mas não mais apoiadas em um publicitário.

Para a maioria, é como se um jogador de futebol não jogasse ele mesmo, ou colocasse outro para jogar, ou montasse um time. Ou a nossa reação ao descobrir que James Bond, Os Três Mosqueteiros e o Conde de Monte Cristo, foram escritos por ghost writers. No caso desses, o autor do livro tem a idéia e o ghost writer traduz essa idéia para um trabalho completo, normalmente, com uma cláusula de confidencialidade. Na música também é comum o ghost writing.

A ideia de arte e artista que prevaleceu, originou-se do livro ‘A Vida dos Artistas’, de Giorgio Vasari, escrito em 1550, que propôs que a obra de arte é a expressão completa de uma única mente e mão. Apesar de não tirar os méritos e reconhecer que os trabalhos finalizados de artistas como Jeff Koons são impressionantes, eu, que pinto nas horas vagas, chain smoking e tudo o mais, sou adepto da visão romântica de arte. Pois, a tendência das coisas tomarem dimensões grandes demais, e se desvirtuarem, é muito alta. Mantenhamos os artistas, artistas, e os publicitários, publicitários…

L'art existe-t-il sans contemplateur?

La question m'a guidé à travers les synapses et les rares moments de ne rien faire. Qu'est-ce qu'un musée avec des murs pleins d'œuvres d'art et plongé dans le vide le plus absolu? Il n'y a pas d'étapes tranquilles, de chuchotements sur l'impression provoquée par cette image, de désirs d'avoir ce travail à la maison ou d'être le dernier à être choisi dans le monde, la ruée des enfants. Quelles sont les œuvres installées dans l'exposition la plus parfaite, placées au millimètre près pour satisfaire le désir de symétrie que notre cerveau ressent?

Un jour, une autre question s'entremêle qui m'a incité enfant: si un arbre tombe et qu'il n'y a personne autour, y aura-t-il du bruit?

À l'époque de Google, il est impossible de ne pas trouver les cachettes de questions impossibles d'autres époques. La réponse est non! Le son n'existe pas car ce n'est qu'une sensation, une perception de vibrations sonores. Ainsi, «quand un arbre tombe, il ne produit pas de bruit, mais des vibrations sonores dans l'air atmosphérique» qui deviennent sonores en atteignant nos oreilles. Les odeurs, elles aussi, «ne sont que des molécules odorantes de l'air capables d'activer les récepteurs olfactifs décodés dans le cortex».

Et l'art est une émotion. Sans son contemplateur, l'émotion est perdue, l'art n'existe pas.

L'air est imprégné de tout ce que l'art peut produire, comme la joie, l'indignation, la colère, la force, bref, c'est une énergie transcendantale qui voyage avec habileté jusqu'à notre inconscient le plus profond. Sans son contemplateur, cependant, tout cela est perdu, l'art n'existe pas.

Et l'art implique un processus qui a gaspillé l'énergie du créateur et qui établit un échange entre lui et ceux qui le contemplent. L'art est un soulagement dans ce monde d'atrocités et de consommation exacerbée, il transforme et élargit la conscience. Sans son contemplateur, cependant, tout cela est perdu, l'art n'existe pas.

Et l'art contemplé est une forme de prière, un grand plaisir, une connexion avec l'univers. Si les gens - de plus en plus distants et impliqués avec eux-mêmes - commencent à contempler l'art, une sorte de lien se forme entre eux, les rapprochant avec une sorte de communication plus facile. Sans son contemplateur, cependant, tout cela est perdu, l'art n'existe pas.

Ernest Fischer a dit que la fonction de l'art n'est pas de passer par des portes ouvertes, mais d'ouvrir des portes closes. Sans son contemplateur, cependant, elle ouvre les portes et trouve la maison vide.

Subjetividade na arte e como auferir objetividade em sua valoração.

Pensava sobre o que escrever neste artigo inaugural do blog da SmartGallery e vieram algumas ideias. Desde como começar uma coleção de arte até como analisar os fatores que influenciam a precificação dela. Pesquisando, devaneei para a distinção entre preço e valor, velho chavão prescrito por Oscar Wilde. E terminei escolhendo o tema da subjetividade na arte e como auferir objetividade em sua valoração.

Arte é uma ciência humana, no geral, mas não necessariamente, por essa razão, subjetiva. Em  pesquisa, coletei várias interpretações. De um galerista especializado em hiper-realismo, que argumenta que as pessoas não compram Basquiat porque gostam do que veem, e que é tudo uma grande distorção, até o crítico Jerry Saltz, que defende a reinvenção da habilidade e não atenta para a perfeição da técnica. Saltz defende que os maiores artistas contemporâneos da atualidade são autodidatas e que a boa arte se relaciona com o contexto do artista e condições atemporais. Outra de suas interessantes observações é que vivemos no mundo da Wikipedia e que seria um mundo de arte aberto. Observação que se contrapõe ao estereótipo de mundo da arte fechado e exclusivo, na verdade, uma interpretação mais realista. A arte e suas ferramentas, bem como sua propagação, estão mais acessíveis a seus produtores, mas o próprio Waltz argumenta que 75 artistas dominam os grandes leilões internacionais e as galerias líderes.

A subjetividade da arte conecta-se à valoração e precificação das obras pelo princípio da precificação hedonística da arte: aqui, discorre-se sobre o prazer ou a satisfação que a pessoa sente por conta da obra, bem como seus atributos estéticos, fator importante no preço pago.  Contrapondo-se às séries históricas que são a forma óbvia e habitual de precificar as obras dos grandes mestres.

Fatores econômicos tradicionais também influenciam os preços, mas existe uma ciência chamada Economia da Arte, que poucos conhecem e que tem alguns conceitos interessantes. Por exemplo, é notório que a maioria dos artistas estabelecidos tem valorização de 5% ao ano conforme envelhecem. Outra, obras revendidas que aparecem em leilão com frequência tem tendência à desvalorização a cada venda. Aqui a questão da oferta e demanda, se está sempre à venda, os colecionadores não se apressam em adquirir. Outra curiosidade é que o antigo dono da obra influencia muito em seu preço, e obras dadas como presentes pelos artistas são consideradas de menor valor pelo mercado. Mercado esse definido como esperto ou ‘smart’ por Saltz.

Continuando na Economia da Arte, os movimentos de arte são aceitos por nós mas nunca questionamos como funciona sua hierarquia. E, segundo os acadêmicos, funciona da seguinte forma: há os fundadores do movimento, que inventaram o estilo, e os seguidores, que são artistas menos conhecidos mas que aderiram ao movimento. Em relação aos movimentos e mesmo aos grandes mestres, todos são mais conhecidos por alguns objetos em comum nas suas principais obras, Dali com os relógios e sua esposa, Klimt por mulheres erotizadas e essa seria a segunda variável, sendo a primeira seus estilos principais. Obviamente, as obras mais valiosas desses artistas são as de seus estilos e objetos mais conhecidos.

Focando agora nos mercados locais, definidos pelos acadêmicos como competitivos e com oferta ilimitada, mas de maior interesse a nós que aspiramos iniciar uma coleção de arte, existem alguns fatores objetivos importantes na mensuração do potencial de valorização da arte, independentemente da valoração hedonística. Primeiramente, artistas que moram fora e/ou tem experiência internacional, tem maiores chances de se valorizarem. Voltando à Wikipedia de Saltz, o número de resultados de buscas no Google pelo nome do artista é um quesito objetivo na mensuração da propagação e notoriedade de seu trabalho, também se relacionando com o potencial de valorização. Por fim, remetendo a um interessante artigo do New York Times, que discorre sobre a profissão do artista e seus estereótipos, o artista dedica tempo e vida a seu trabalho, em boa parte dos casos, e precisa ser remunerado. Por qual valor? Aí fica a critério de nós, o inteligente mercado.

Wang Long Sheng (王龙生 Chinois, né en 1944)

je suis Japonais:

Wang Long Sheng(王龙生 Chinois, né en 1944)

风 疏雨 骤   2014 160x130cm huile sur toile    via   plus

Petworth, le salon, 1828, William Turner

artiste-tourneur:

Petworth, le salon, couleur du corps sur papier bleu, 1828, William Turner

Médium: aquarelle, papier